Condomínio de Ribeirão sofre com infestação de escorpiões

04 de Novembro de 2021

Ver Todos os Posts

Moradores de um condomínio localizado no bairro Ipiranga, na zona Norte de Ribeirão Preto, estão sofrendo com uma infestação de escorpiões há, pelo menos, duas semanas. De acordo com eles, os aracnídeos saem até das tomadas de energia. 

O vendedor Márcio Ferreira dos Santos disse em entrevista para EPTV que precisou colocar proteção nos ralos do apartamento e até fazer o isolamento das saídas de fiação de lâmpadas e tomadas.  

"Só aqui eu encontrei uns 12 escorpiões, dentro de casa, onde você menos imagina. Tanto é que a gente pegou o hábito de ficar olhando para tudo qualquer canto. De onde menos imagina, aparece. Minha preocupação é com os meus cachorros e com os vizinhos que têm criança", disse.  

Situação parecida enfrenta a aposentada Carmem Lúcia Ponci, que encontrou mais de 10 escorpiões dentro de casa. "Nós estamos vivendo um tempo, nesta semana, de desespero, porque a gente não tem conseguido nem dormir neste lugar", disse.  

A aposentada afirma que vizinhos resolveram se mudar, até que a situação seja resolvida. "A gente olha as camas, olha debaixo das camas, deita e daqui a pouco levanta para ir ao banheiro já levanta com medo de pisar no chão. Essa semana eu fui no banheiro de madrugada e tinha dois escorpiões. Estão saindo de dentro das tomadas", declarou.  

Vistoria
 
Por meio de nota, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que no dia 27 de outubro realizou vistoria no imóvel e no local foram identificadas condições que propiciam a infestação, como tampas de caixas de esgoto danificadas, ausência de telas nos ralos, frestas e ausência de vedação na soleira das portas.  

O comunicado ainda informa que a Vigilância Ambiental orientou os moradores sobre as medidas necessárias para evitar que os escorpiões entrem no interior das residências e que uma nova vistoria foi agendada para dia 4 de novembro.  

"Ressaltamos que o controle químico de escorpiões não é recomendado pelas normas do Mistério da Saúde e da SUCEN, pois pode ocasionar o desalojamento de escorpiões, aumentando as chances de encontro e de acidentes", disse.  

A Vigilância informa que a principal forma de controle são as medidas de manejo ambiental, de forma a impedir a entrada e a permanência desses animais nos imóveis (com EPTV). 


Fonte: acidadeon.com