Podemos afirmar que os condomínios cada vez mais dependem desta figura, que deixou de ser um porteiro com funções extras e passou para uma nova categoria: a de responsável pela prevenção, manutenção e conservação do espaço.
Atualmente as tarefas são tantas que pede um profissional com perfil mais rigoroso e atento no controle de normas e procedimentos. Não é para menos, o zelador hoje, é o elo entre os moradores e o síndico, os moradores e a administradora e com os prestadores de serviços.
Conforme o tamanho do condomínio essas funções são definidas. Se existe uma equipe de trabalho, o zelador tem como obrigação orientar e mapear a execução de tarefas. Cada vez mais esse profissional se torna o braço direito do síndico, uma espécie de acessor direto. É a ação direta dele que irá inspirar os condôminos. Ele é o interlocutor natural, a voz comum ao prédio, é ele quem conhece todos os moradores, e da mesma forma que tem capacidade de orientar uma equipe, pode resolver pequenos conflitos e problemas de reparos no condomínio.
Com base nisso, o Portal dos Condomínios Brasil, traz para Ribeirão Preto o curso para Zeladoria de Condomínios, visando promover e orientar o zelador conforme o perfil exigido no mercado. Abaixo algumas qualidades básicas para ser um bom zelador:
· Comprometimento com as normas e metas do condomínio, entendendo a importância de cada uma.
· Capacidade em resolver pequenos problemas, desde resolver pendências entre condôminos até pequenos reparos.
· Conseguir responder de forma rápida e correta às solicitações de informações, sem delongas e sem rodeios.
· Sociabilidade é fundamental, já que é o elo entre funcionários e condôminos e administradora e síndico: tudo em um pacote só.
· Ter discernimento no tocante ao trato adequado de condôminos e colegas de trabalho, evitando problemas, e não os criando.
· Mostrar boa vontade, ser prestativo e pontual.
· Flexibilidade para abordar diferentes perfis de condôminos e controle emocional para resolução de conflitos. Controle é fundamental, já que seu papel é solucionar problemas.
· Ter forte espírito de liderança, o que significa saber lidar com a equipe e ter condições para avaliação correta do trabalho e dos resultados. A liderança é essencial, para que tarefas sejam distribuídas de forma equitativa.
Não fique de fora: acesse nossa aba de cursos e palestras e inscreva-se!