Ter imóvel próprio continua sendo o grande sonho de milhares de pessoas no mundo todo e por se tratar de sentimento, muitas pessoas esquecem-se da razão e acabam transformando esse sonho em completo pesadelo.
Para facilitar esse momento de negociação, o Portal separou algumas dicas que irão te auxiliar na decisão da compra do seu imóvel. Veja a seguir:
·
Orçamento: primeiro faça uma análise financeira,
depois lembre-se que imóveis em bairros nobre são mais caros por metro quadrado
se comparados com aqueles em bairros mais simples. Faça cálculos e verifique se
vale mesmo a pena comprar um imóvel na planta, já que o preço é mais baixo,
porém você ficará sem utilizar o imóvel por cerca de 3 ou mais anos.
· Localização e arredores: visite a rua e os arredores do bairro do imóvel em horários diferentes e dias diferentes para entender sobre a vizinhança. Pergunte em comércios como costuma ser o fluxo do trânsito, se existem assaltos etc.
· Documentação do imóvel: se for comprar um imóvel usado, verifique se a documentação está em ordem como: matrícula atualizada; certidão atualizada do IPTU; certidão negativa de tributos municipais; declaração de inexistência de débitos condominiais; declaração que o imóvel não é considerada utilidade pública.
· Documentação do vendedor: verifique a idoneidade do vendedor, a fim de evitar fraudes. Peça: cópia do RG e CPF ou CNPJ e documentos dos sócios da empresa vendedora; certidão de nascimento atualizada e certidão de estado civil do vendedor; certidão negativa do INSS e do FGTS, se o vendedor for pessoa jurídica; certidão negativa de débitos tributários das Fazendas Federal, Estadual e Municipal; certidão da justiça estadual e federal; certidão negativa da justiça do trabalho; certidão negativa da justiça federal. Leia cuidadosamente cada certidão e apresente ao seu advogado para que o mesmo auxilie na compreensão de cada documento.
· Vistoria no imóvel: uma boa vistoria do imóvel pode revelar defeitos não informados pelo vendedor. Vale ter o auxílio de um engenheiro para verificar as estruturas e a planta do imóvel, sem esquecer-se de olhar os vasos sanitários e torneiras que podem apresentar água com cor diferente significando problema com tubulação; pinturas em geral que podem tampar a presença de bolor, infiltração e até rachaduras; face do sol norte ou noroeste (manhã ou tarde); sobrecarga de eletricidade que pode ser vista em horário de pico com todas as luzes acesas, se as luzes perderem sua intensidade, significa que a rede elétrica deve ser substituída; pisos e azulejos não devem estar estufados; e armários com muito pó acumulado podem significar cupins no ambiente.
Quer saber mais sobre o assunto mande sua mensagem e tire suas dúvidas com os especialistas do Clube do Síndico e Condomínio!
Autor: Dr. João Schumaher.