Não tenha medo das cores, elas são ótimas aliadas de quem deseja uma decoração sofisticada e diferente. Pode ser na cor da parede ou até mesmo de objetos.
Mas devemos tomar cuidado, cada cor transmite um sentimento diferente. Por exemplo, se você é uma pessoa agitada e estressada, pintar um cômodo de vermelho não seria uma boa ideia.
Abaixo há algumas dicas das cores e as sensações que elas transmitem. Tendo esse conhecimento, basta você soltar a sua imaginação e criar as mais diferentes decorações.
Branco: É uma cor maravilhosa e expressiva. Ela estimula os sentimentos, dá a sensação de paz e deixa a casa com mais claridade.
Mas se usada em excesso promove cansaço, por isso, procure usar bastante cor nos seus objetos. Use cores fortes no seu estofado, tapetes e até mesmo objetos de decoração.
Laranja: É uma cor alegre, que contagia e extremamente quente. Pelo fato de ser quente, evite usá-la em excesso, para não deixar o ambiente “pesado”.
Lembre-se de não usá-la no cômodo todo, uma parede já é o suficiente para deixar o ambiente bonito. Assim, ela deixará o lugar alegre sem causar estresse.
Na decoração do ambiente, procure usar tons como marrom, obre ou tons terra.
Amarelo: O amarelo é ótimo para quem quer começar a ter atitude, começar a agir. Ele age no nosso sistema nervoso, por isso estimula a ação, o encorajamento e a realização.
Utilize-a com moderação, principalmente se utilizada em um tom mais forte.
Se sua intenção é deixar sua casa ainda mais iluminada, aposte no amarelo.
Vermelho: Ótimo estimulante, tem uma ação extremamente poderosa no seu ânimo, por isso use-o com muita cautela.
O vermelho é uma cor muito expressiva, porém, causa irritabilidade, agressividade e fadiga se usada de forma errada.
Limite-se a apenas uma parede em cada cômodo e evite usá-lo em quartos e áreas de descanso. Procure quebrar o tom forte com cores mais suaves em almofadas, estofados, cortinas, etc.
Azul: Contém efeito calmante e vitalizante. Ela também causa a impressão de leveza e distância. Com ela, o ambiente fica mais refrescante e cheio de paz.
Mas se usada com excesso, o lugar se tornará frio e vazio.
Verde: Assim como o azul, ele tem um efeito calmante e causa a impressão de distância e diminuição de peso.
Ela tem um extremo efeito calmante, por isso, se usada sem controle acaba tornando o ambiente monótono. Você pode quebrar esse ar monótono com objetos decorativos, mas preste atenção para também não exagerar nessa área.
Preto: O preto é uma cor sóbria. Seu uso deve ser limitado somente a objetos e estofados, pois um ambiente com a predominância dessa cor fica pesado e carregado.