Com mais autonomia, Corpo de Bombeiros podem fazer vistorias sem aviso prévio.

11 de Agosto de 2015

Ver Todos os Posts

Entrou em vigor no dia 06 de Julho de 2015 uma lei que pode fazer com que grande parte dos condomínios residenciais de São Paulo sejam advertidos ou multados. Trata-se da lei complementar 1.257/15, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no início deste ano e que deixa o Corpo de Bombeiros com mais autonomia na fiscalização de imóveis.

Condomínios que estiverem sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou com o documento vencido, poderão ser vistoriados pelos bombeiros sem aviso prévio e estão passíveis de advertência e multa (de até R$ 212,5 mil, variando de acordo com o caso). Caso seja identificado risco iminente ou potencial à população envolvida, o imóvel pode até ser interditado.

Os condomínios devem atentar-se para a importância de adequar as instalações do prédio para evitar qualquer possível risco. É preciso ter uma série de laudos para ter o atestado dos bombeiros, além de ter uma brigada de combate a incêndio e estar com as instalações elétricas em dia.

Segundo estimativa da administradora Lello, que detém a maior carteira de condomínios do Estado, cerca de 60% dos imóveis residenciais não estão em dia com a documentação. “Muitos só se preocupam com o laudo para a emissão do Habite-se, ou seja, na implementação do condomínio” diz Raquel Tomasini, gerente de Produtos e Parcerias da Lello.

Agora, com a legislação mais rígida, a tendência é que muitos condomínios comecem a fazer as devidas adaptações para não correrem o risco de serem multados. Os moradores também devem compreender que as adaptações para ter uma estrutura adequada são necessárias não só por fim legislativo, mas para garantir a segurança de todos.
Fonte: O estado de S. Paulo

Conheça: Inovabras