Curiosidade: Figos são frutos ou flores?

16 de Setembro de 2016

Ver Todos os Posts

Muitas pessoas ainda duvidarão quando ouvirem isso, pois sempre pensamos que os figos fossem frutos, mas basicamente são flores invertidas.

As figueiras não florescem do mesmo modo como as macieiras ou os pessegueiros. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos. 

Aquela parte crocante do figo é o composto de vários aquênios, esses aquênios são produzidos pelas flores.

As flores do figo se abrem internamente, então com isso elas precisam de um processo especial para ser polinizadas. Não podem depender do vento ou de abelhas para transportar seu pólen, por isso que temos a vespa-do-figo, isso mesmo, vespas.

O figo é tão dependente da vespa-do-figo quanto ela, pois o figo não sobrevive sem a vespa para disseminar seu material genético e a vespa-do-figo necessita do figo para colocar suas larvas, isso é conhecido como mutualismo.

Agora como que funciona esse processo? A Vespa-do-figo fêmea penetra o Figo masculino para colocar os seus ovos ali, mas fiquem tranquilos que não comemos os figos masculinos.

Esse processo mostra o quanto a natureza é fantástica e ao mesmo tempo cruel, o figo masculino tem um formato certo para acomodar as vespas quando põem os ovos, quando a vespa entra as suas asas e antenas se quebram e caem, pois, a passagem é pequena, com isso também não tem mais como ela sair.

Com isso as bebês vespas têm que levar o ciclo de vida adiante. As vespas bebês machos nascem já sem as asas, para que consigam acasalar com as vespas fêmeas - suas irmãs -  e assim cavar um túnel para conseguirem sair do figo.

São as vespas-bebês fêmeas que saem do figo, levando o pólen com elas.

Algo interessante é se uma vespa-do-figo acidentalmente penetra um figo feminino (que são esses que comemos) elas morrem, pois não tem lugar para se reproduzirem e ela não pode fugir sem suas asas e antenas que foram arrancadas quando entraram.

Calma aí, então quando sentimos algo crocante é uma carcaça de uma vespa? Não, pois o Figo utiliza uma enzima que chama ficina para decompor a vespa em proteínas, claro que nem sempre decomponha o exoesqueleto por inteiro.

Então sim, quando comemos o figo na verdade estamos comendo vespa-do-figo, mas saibam que as vespas são minúsculas, então quando um Vegano recusar o figo saberão o porquê.

Fonte: Site MSN