Outubro Rosa e Sua Prevenções

04 de Outubro de 2016

Ver Todos os Posts

 

O movimento contra o Câncer de Mama está ficando cada vez mais conhecido mundialmente. É conhecido como Outubro Rosa e está sendo comemorado em todo o mundo. O Nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação não só das mulheres, mas sim, da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia.

Logo com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar ações que eram referentes a prevenção do câncer de mama que foi denominando como Outubro Rosa. As ações são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.  

No começo para chamar a atenção da população e sensibilizar, as cidades eram enfeitadas com laços rosas nos lugares públicos, logo depois, com o sucesso da campanha, começaram a realizar corridas, desfiles de moda com sobreviventes do câncer de mama, partidas de boliche e etc.

Hoje em dia surgiu uma nova ação, onde monumentos, prédios públicos, pontes, teatros são iluminados de rosa. Não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. Mas foi uma das ações que mais chamaram a atenção da população para o Outubro Rosa, alcançou o mundo de forma bonita, limpa, elegante e claramente feminina, motivando a todos a apoiarem esse movimento.

 

Alertas:

 

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

 

Fonte: http://outubrorosa.org.br/